segunda-feira, 5 de julho de 2010

Auto-Estima

-

Cada pessoa pensa sente, fala e se movimenta da maneira que lhe é própria e que corresponde à imagem que faz de si mesma. Essa auto-imagem sempre tem aspectos físicos, sociais ou intelectuais. Nem sempre, porém, ela reflete essa dimensão múltipla. Com freqüência, misturam-se todas as sensações num pacote único, perdendo-se a amplitude da personalidade, o que acaba por traduzir uma auto-estima sem muita estima.Auto-estima significa gostar de si mesmo. O primeiro passo para isso, portanto, é se conhecer. Não posso amar nem dar valor ao que não conheço, pois corro o risco de fazer uma análise ruim da minha pessoa, se a base vem de valores que não são meus, mas dos outros: são do mundo e esse mundo adora pendurar os valores em lugares tão altos, que nunca são alcançados.E como é fácil para as pessoas caírem nas armadilhas do "eu não valho nada!" Se não possuo o corpo perfeito, se não sou tão inteligente como fulana, se não causo uma impressão em todos os homens da festa quando entro, então não devo ser grande coisa. Não vale a pena gostar de mim e nem investir na vida e nas relações.Quando a auto-estima é negativa, baixa, o crescimento fica estagnado, a coragem diante da vida diminui, desistimos até de arriscar coisas novas, de sonhar. Por isso, diz-se que a auto-estima é um valor de sobrevivência.
Se nessa autoconsideração, ao contrário, se consegue ter sentimentos de aceitação e aprovação a respeito da própria aparência, pensamentos e capacidades, a predisposição para ser bem aceita e recebida será maior. Ao estabelecer contatos, esses sentimentos farão parte da nossa atitude. E a nossa crença sobre nós mesmos é o que passamos aos outros. Se eu sei que sei, começo a acreditar nisso e crio confiança para agir conforme a minha verdade e vou em frente! E da autoconfiança para o auto-respeito é um passo. A pessoa com auto-estima elevada é comumente considerada egoísta. Parece que, infelizmente, na nossa língua, ter amor-próprio significa excesso de vaidade e arrogância, quando deveria ser o mesmo que gostar corretamente...Gosto de uma definição, do psicólogo Carl Rogers: pessoa significativa, que conhece o seu próprio significado e SABE que significa muito. Saber se dar valor abre um mundo novo de relacionamentos com pessoas semelhantes, mais respeitosas, confiantes e hábeis, pois nos tornamos mais abertos e mais claros. Evita-se também assim aqueles com "baixa -estima", que rodeiam a vida, e a intoxicam em vez de alimentar.

9 comentários:

  1. oi Lolita seja bem vinda a esse mundo das blogueiras . vou te seguir e vou deixar meu endereço pra vc me segui tbm bjos http://anneoliiveiira2010.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. oi flor
    passei para bisbilhotar hihihihih
    se cuida
    vou te visitar sempre que possivel
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Ola seja muito bem binda ao blogs!! conte comigo no que precisar!Parabens pelo sucesso alcançado! bjuss

    ResponderExcluir
  4. Lolitah, seja muito bem vinda à blogsfera!!!! Já estou te seguindo para te incentivar! força, estamos juntas!!
    beeeijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi querida...tava lendo sua postagem lé de baixo e vi que vc naum sabe se alguém ia passar aqui...Agora vc vai ter q me aguentar...pq daqui eu naum saio..hehe!!! Te linkei tá gatinha!!! Seja bem vinda!!

    ResponderExcluir
  6. Oiiii!!

    Venha sempre que quiser e puder no meu cantinho!
    Linda a sua mensagem!

    Vou colar isso no meu quarto

    Se eu sei que sei, começo a acreditar nisso e crio confiança para agir conforme a minha verdade e vou em frente

    Beijosss

    ResponderExcluir
  7. Oi Lolita!

    Bem vinda querida!

    Primeiro, parabéns pelos 20kgs eliminados, você é uma vencedora.

    Segundo, você está linda, de verdade, vamos mandar essa baixa auto estima lá pra ...., pois é!

    Querida, valorize-se, põe uma roupa bonita, cuida dos cabelos, faz as unhas, se sinta a moça linda que você é.

    Eu sei direitinho o que é essa insegurança, mesmo quando eu era super magrinha, com 58kgs em 1,71, eu achava que era feia? Hoje com 118, vishhh, a coisa tá pior. Mas vou ter sucesso.

    Conte comigo pra desabafar, bjos!

    ResponderExcluir
  8. Lo que gracinha que você é, e seu blog tbm um encanto. Eu adorei sua postagem, disse tudo!

    Beijinhos e seja sempre bem-vinda lá no Sweet com muito carinho!

    ResponderExcluir
  9. tem selinho pra vc lá no meu blog flor bjussss

    ResponderExcluir